Pets | By Adm

Chocolate e outros alimentos que fazem mal para seu cachorro

Provavelmente você já ouviu dizer que chocolate faz mal e pode até matar seu cachorro ou gato. E saiba que isso realmente é verdade! Porém se seu cachorrinho comeu um pouco de chocolate, não precisa ficar desesperado. Mortes causadas pela ingestão de chocolate é bastante rara, pois para isso o animal teria que comer um quantidade muito grande de chocolate.

Por que o chocolate faz mal para o cachorro?

O grande problema na verdade é o cacau, matéria prima do chocolate, ele possui uma substância chamada teobromina, que é toxica para o sistema nervoso de cães e gatos.

Chocolate e outros alimentos que fazem mal para seu cachorro

A quantidade de teobromina presente no chocolate varia de acordo com o tipo de chocolate. O chocolate meio amargo é o que possui a maior concentração da substância, cerca de 528 miligramas de teobromina a cada 100 gramas. Já o chocolate ao leite possui 150mg de teobromina a cada 100 g de chocolate. O chocolate branco é o que possui a menor quantidade, são apenas 0,1 miligrama por 1 grama de chocolate, porém é o que mais possui açúcar, outro vilão para a saúde de seu pet.

Segundo os especialista, para o cachorro morrer ele teria que ingerir cerca de 100 a 500 miligramas de teobromina por quilo dele. Porém quando ele ingeri uma quantidade razoável já pode haver uma intoxicação e manifestação de sintomas como diarréia e vômito. Em caso de intoxicação mais grave, o cão pode apresentar sintomas mais severos como convulsões, dificuldade de coordenação motora, entre outros.

Portanto, jamais deixe ser cachorro comer qualquer tipo de chocolate, mesmo em quantidade pequena, pois além do risco de intoxicação, ainda expõe ao animal o risco de problemas nos dentes, diabetes e obesidade.

O que fazer se meu cachorro comeu chocolate?

Apesar de saber e não dar chocolate para nossos cachorros, pode acontecer dos próprios animais “roubarem” um pedaço de chocolate. Se for uma quantidade razoável, o melhor a fazer é levar o cão ao veterinário. Mas, se for aquele pedacinho de chocolate que caiu no chão, não precisa ficar preocupado. Lembre-se que para o cachorro realmente ter problemas é necessário que ele ingira uma quantidade bem maior de chocolate.

Outros alimentos que fazem mal para o cachorro

Massa crua

O fermento presente em massas cruas de pão, bolos, etc, produz  gases e álcool no trato digestório do animal, o que acaba causando um grande desconforto no animal e na pior das hipóteses pode causar um problema mais sério. Após bem cozido ou assado, não possui mais problema para o animal.

Macadâmia

Elas são tóxicas para seu cão e podem causar hipertermia, tremores, fraqueza, depressão e vômitos. Felizmente os sintomas costumam passar sozinhos após 12 a 48 horas.

Cebola

Uma substância encontrada na cebola, chamada “n-propil disulfito”, pode provocar um tipo grave de anemia nos cães e principalmente nos gatos.

Ossos de aves cozidas

Os ossos cozidos sofrem alteração na estrutura molecular do colágeno, o que os tornam mais rígidos ao ser partido. Devido a isso o risco de perfuração gastrintestinal do seu pet é grande.

Semente de linhaça crua

Ela contém ácido erúcico que é tóxico para seu pet.

“Menina


“Menina