Chás para Aliviar as Cólicas Menstruais

As cólicas menstruais (dismenorreia) podem ser um tormento para muitas mulheres. Elas são um sintoma normal que acompanha a menstruação, uma dor na região pélvica que pode variar de intensidade. Para algumas mulheres ela é praticamente nula, para outras uma verdadeira tortura, acabando com toda a produtividade e ânimo.

Para tentar aliviar essas dores, muitas mulheres apelam para diversos métodos, sendo a ingestão de chás os mais utilizados. Eles são normalmente feitos com ingredientes naturais e facilmente encontrados em qualquer supermercado ou farmácia de produtos natural. Os chás são ótimas para diminuir as dores e trazer um pouco de alívio, permitindo assim passar o dia mais tranquilamente.

Antes de mais nada é preciso saber que existem dois tipos de cólicas menstruais: a primária e a secundária.

Cólicas Menstruais

A cólica primária é aquela que se inicia desde à primeira menstruação. Ela ocorre de maneira normal pelo aumento de produção da prostaglandinas pelo útero. Ela tendem a diminuir de intensidade após os 20 anos.

Importante: Caso as dores sejam muito intensas é preciso procurar um ginecologista para diagnosticar ao certo os motivos delas. Muitas vezes essas dores escondem problemas que podem até mesmo afetar a fertilidade da mulher, porém com um diagnóstico precoce pode ser resolvido.

Já a secundária pode ser provocada por doenças como miomas, inflamações pélvicas, endometriose e fibromiomas. Ou mesmo por outros fatores como o uso de métodos contraceptivos como o DIU. Portanto procurar um ginecologista antes de iniciar qualquer tratamento caseiro é fundamental.

Melhores Chás para Cólicas Menstruais

Os chás mais utilizados para aliviar as dores das cólicas menstruais são os de capim santo, gengibre, camomila e hortelã, cada um possui uma função que pode agir muito bem como solução paliativa para esse incômodo.

Chás para Cólicas Menstruais

Chá de Capim Santo

O capim santo tem propriedades que aliviam espasmos e as dores das contrações. Para fazer o chá basta colocar quatro folhas picadas dentro de uma xícara de chá, adicionar água quente e abafar por 5 a 10 minutos. Beba de duas a três xícaras por dia, o ideal é beber o chá morna.

Chá de Gengibre

Rale duas colheres (sopa) de gengibre, coloque em um litro de água e leve ao fogo. Deixe ferver  por cinco minutos. O chá deve ser tomado quente três vezes ao dia.

Chá de Hortelã

Amasse duas colheres (sopa) de folhas de hortelã e coloque em uma xícara. Acrescente água fervente e deixe agir por 20 minutos. Coe e beba.

Chá de Camomila

Coloque 1 colher (sopa) de folhas e flores de camomila em um litro de água. Leve ao fogo e ferva. Coe e beba entre três e quatro xícaras por dia.

Outras dicas de atitudes que ajudam a aliviar as cólicas menstruais

  • Praticar exercícios diariamente ajuda a liberar endorfinas que ajudam a diminuir as dores. Obviamente não se deve exagerar nos exercício.
  • Quando você perceber que as cólicas estão vindo, coloque um bolsa água quente na lombar e no abdome. O calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos , diminuindo a dor.
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Evite comidas gordurosas, embutidas, café e refrigerantes com cafeína.
  • Coma alimentos ricos em magnésio (soja e seus derivados como o tofu, banana, aveia, couve), em gorduras poliinsaturadas (castanha do Pará, atum e salmão) e cálcio (vegetais escuros e laticínios).
“Menina


“Menina