Horário certo para correr: Manhã, tarde, noite

Quer saber qual o melhor horário para correr? Realmente faz diferença? Confira as respostas a seguir!

O Brasil é um país onde as pessoas cultuam muito a forma física do corpo, por isso, a prática de exercícios físicos tem aumentado bastante entre pessoas de diversas idades, seja em academias ou ao ar livre. E uma das formas de se exercitar mais eficiente e barata é sem duvida a corrida ou caminhada.

Horário certo para correr

Horário certo para correr

Existem algumas vantagens e desvantagens em correr de manhã, à tarde ou à noite. E por trás disso também existem outros fatores que podem influenciar no resultado de sua corrida como sua alimentação, sua disponibilidade, sono, entre outros.

Vantagens e Desvantagens de correr em cada horário:

Correr de Manhã

Vantagens:

  • Você ganhará mais disposição para realizar o restante de suas tarefas diárias;
  • As condições climáticas geralmente são mais favoráveis;
  • A maioria das provas de corridas acontecem neste horário, portanto caso participe de uma, seu metabolismo já estará acostumado;
  • Seu corpo e sua mente está descansada.

Desvantagens:

  • Seu corpo ainda não está hidratado o suficiente;
  • A temperatura do seu corpo ainda está baixa, portanto será necessário mais alongamento;
  • Caso não tenha tido uma boa noite de sono será necessário fazer apenas um treino leve. Caso deseje fazer um treino completo, opte por outro horário.

Correr à Tarde

Vantagens:

  • Ajudar a tirar aquele sono que sempre bate à tarde depois do almoço;
  • No final da tarde seu corpo possui mais força e resistência para realizar a corrida;
  • A temperatura do seu corpo está mais alta, o que melhora o rendimento de seus músculos;
  • Após às 16h a temperatura ambiente é mais agradável para praticar exercícios físicos;
  • Os parques normalmente estão mais vazios.

Desvantagens:

  • Antes das 16h a temperatura e o sol está bastante forte, dependendo do dia até após este horário ainda é complicado;
  • Você precisa esperar algumas horas após o almoço para evitar uma congestão;
  • A umidade do ar é baixa;
  • As ruas estão cheias de carros e pedestres.

Correr à Noite

Vantagens

  • Ajuda a descarregar o estresse do dia;
  • Se você é uma pessoa muito agitada, a corrida pode ajudar a gastar suas energias e proporcional uma boa noite de sono;
  • A temperatura é muito mais amena e agradável para praticar esportes.

Desvantagens

  • O exercício libera endorfina, hormônio da euforia, portanto você deve encerrar sua corrida no mínimo uma 3 horas antes de ir para cama;
  • Pessoas que sofrem de insônia também terão problemas para dormir por causa da endorfina;
  • Você ficará refém da iluminação pública;
  • Caso você tenha tido um dia muito cansativo, seu rendimento será menor.

Portanto, o ideal é escolher um horário que se encaixe melhor na sua rotina e que seu corpo melhor se adapte, pois o ato de correr se tornará muito mais prazeroso.

Outras dicas para sua corrida

Manter o corpo sempre hidratado e repor os carboidratos é essencial. Em corridas de até 60 minutos a hidratação à base de água mineral é o suficiente. Caso for praticar corrida por um período maior será necessário, além da água, algum tipo de bebida isotônica por repor também os carboidratos.

Caso for correr de manhã, procure comer pelo menos uma fruta ou barra de cereal antes. Nunca treine em jejum!

Como se alongar antes da corrida?

Confira no vídeo abaixo como se aquecer antes de praticar corrida:

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