Published On: seg, jan 25th, 2016

Currículo de primeiro emprego – O que colocar?

Procurar o primeiro emprego é sempre um momento complicado, cheio de dúvidas e incertezas. E um dos grandes dilemas que todos passam nesta hora é o que colocar no currículo de primeiro emprego. Para te ajudar nesta tarefa nós separamos algumas dicas de como montar seu primeiro currículo.

Currículo de primeiro emprego

“Menina
PUBLICIDADE
“Menina

O que colocar no currículo de primeiro emprego?

Para começar é preciso lembrar que o currículo é basicamente seu cartão de visita para conseguir uma entrevista de emprego, portanto não se deve enfeitar demais, em sim, ser bastante objetivo. Tenha em mente que o avaliador terá dezenas de currículos para selecionar, portanto o seu deve ter as informações bem claras e com os pontos importantes facilmente vistos.

O currículo deve ser sempre adaptado ao tipo de plataforma em que será enviado. Por exemplo para sites de empregos ele deve ser mais genérico, pois várias empresas diferentes irão procura-lo. Já quando você almeja uma vaga específica em uma empresa o currículo deve ser elaborado pensando nesta vaga.

Não possuo experiência profissional anterior, o que devo colocar?

Sem dúvida essa é a maior dúvida de quem está elaborando seu primeiro currículo. Caso não possua nenhum, simplesmente pule esta parte. Já se você participou de uma empresa júnior de sua faculdade, fez trabalhos eventuais, etc, vale a pena citar neste local.

Modelo currículo de primeiro emprego

Modelo currículo de primeiro emprego

1 – Não precisa escrever a palavra “Currículo” ou “Curriculum Vitae” no topo de seu currículo. Qualquer um que ver já saberá que se trata de um currículo.

2 – Comece seu currículo com seus dados pessoais como nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e email. Lembre-se de certificar-se que seu telefone e email estão corretos, muitas pessoas acabam não sendo chamadas para as entrevistas, pois estes dados estão incorretos, impossibilitando seu contato. Número de identidade, CPF, foto não devem ser colocados.

3 – Depois coloque o “Objetivo”. Seja sucinto e especifique qual é a posição de interesse. Caso não tenha noção do cargo exato, você pode colocar apenas a área em que deseja atuar, como por exemplo “Área Administrativa”.

4 – Em seguida vem a formação acadêmica. Coloque seu último grau de escolaridade, com o nome da instituição, curso e ano de formação ou previsão de término. Quem possui pós-graduação, MBA, cursos técnicos devem mencionar aqui.

5 – Depois vem a parte de idiomas, informe qual seu grau de conhecimento no idioma: avançado, intermediário, inicial.

6 – Informe seus outros cursos extracurriculares e workshops. Sempre mencionando o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

7 – Em seguida seria a parte da experiência anterior. Como já mencionamos, você pode colocar trabalhos eventuais ou até em empresa júnior de sua universidade. Caso não possua nada, pule esta parte.

8 – Por último, no campo “Outras Informações” você pode mencionar experiências internacionais e trabalhos voluntários.

“Menina


“Menina