Decoração

Como eliminar o mofo e umidade de sua casa

A umidade e o mofo são problemas que atingem diversas casas. São várias formas que elas podem ocorrer, como infiltração nas paredes, consequentemente umidade em móveis, roupas com bolor após muito tempo guardadas no armário, etc.

Além do incomodo com o cheiro, o mofo ainda traz uma série de outros problemas, principalmente para quem tem alergia. Por isso é importante ter alguns cuidados básicos para evitar que esse problema ocorra.

Como acabar com o mofo e umidade em sua casa

Como eliminar o mofo e umidade de sua casa

“Menina

Acabar com o cheiro de mofo das roupas guardadas no armário

Quem nunca pegou uma roupa para usar, que estava guardada há muito tempo no guarda-roupa, e sentiu aquele cheirinho de “roupa guardada”? Para evitar esse problema o mais comum é utilizar a naftalina, porém se você não gosta do cheiro delas, também é possível utilizar uma meia-calça velha com serragem de cedro dentro, basta pendurar no armário.

Como retirar mancha de mofo da roupa?

Passe delicadamente sobre a mancha, uma escova encharcada com vinagre branco, espera agir por 15 minutos. Depois jogue água quente sobre o local e espere secar. Por fim, basta lavar a roupa normalmente.

Umidade no banheiro

O banheiro é um dos cômodos da casa que mais sofre com a umidade, por causa do vapor do chuveiro. Geralmente os azulejos costumam ficar com mofo, principalmente nos rejuntes. Para limpá-los, basta esfregar metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxáguar com água.

Outra receita caseira para limpar os azulejos é a seguinte:

  • ½ xícara de vinagre branco
  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara de amônia

Misture em um borrifador, e utilize para fazer a limpeza dos azulejos. Lembre-se de utilizar luvas de borracha e não respire diretamente o produto. A amônia é um produto químico muito forte e faz mal para a saúde. Após limpar enxágue bem, pois senão o produto continua agindo e pode danificar o local.

Como tirar as manchas de umidade das paredes?

Para limpar suas paredes e acabar com aquelas manchas feias de umidade basta utilizar o seguinte produto caseiro:

  • 1 litro de água
  • 1 litro de cândida
  • 1 colher de sabão em pó

Misture todos os ingredientes e passe na parede com um pano. Depois retire com um pano úmido com água. Após limpar bem, abra as janelas para secar.

Giz e Bicarbonato de Sódio

Uma excelente alternativa para utilizar como desumidificante de ambientes (antimofo) é o giz ou o bicarbonato de sódio. Eles são ótimos para controlar a umidade e acabar com o cheiro de mofo.

Antimofo com Giz

Basta colocar um punhado de giz dentro de um pote (sem tampa) e deixá-lo no local com mais umidade. Quando o giz estiver úmido, basta deixá-lo ao sol para secar e depois estará pronto para ser usado novamente. Você pode utilizar o mesmo giz por até seis meses.

Antimofo com Bicarbonato de Sódio

Outra opção é utilizar o bicarbonato de sódio. Basta encher metade de um potinho com bicarbonato de sódio e colocar no local desejado da casa. Quando formar pequenas bolinhas no pó, está na hora de trocar.

“Menina


“Menina


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.