Published On: sex, fev 17th, 2017

Ovo de Páscoa: As melhores receitas

Veja passo a passo como fazer as melhores receitas de Ovo de Páscoa. Ovo trufado, de colher, brigadeiro, chocolate branco e muito mais.

Ovo de Páscoa

Que tal fazer deliciosos ovos de Páscoa para sua família, para presentear alguém ou até mesmo vender e ganhar um dinheiro extra? Então confira a seguir as melhores e mais deliciosas receitas de ovo de Páscoa.

“Menina
PUBLICIDADE
“Menina

Como surgiu o ovo de Páscoa?

Todo mundo adora comer ovos de Páscoa, mas o que um ovo de chocolate tem a ver com a Páscoa?

A cultura de presentear alguém com ovos vem desde os tempos antigos, antes mesmo do cristianismo. Isso era bastante comum e acontecia geralmente quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera. Por isso, vários desses ovos eram pintados com gravuras que simbolizavam algum tipo de planta ou elemento da natureza. Esse costume se manteve vivo, chegando as populações pagãs na Europa durante a Idade Média.

Já na cultura cristã esse símbolo passou a fazer parte das festividades na organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Isso porque os clérigos tinham a intenção de ampliar o número de fiéis por meio da adaptação de alguns costumes, tradições e símbolos religiosos. Foi então que os cristães começaram a pintar os ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

Os reis e nobres do período medieval também tinham o costume de presentear os seus com ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas na Páscoa.

Mas e o ovo de chocolate? O ovo de chocolate somente surgiu na França, no século XVIII, quando culinaristas tiveram a idéia de fazer ovos com chocolate.

Receitas de Ovos de Páscoa

Ovo de Páscoa Trufado

Ingredientes

  • 250g de Chocolate ao Leite Picado

Recheio

  • 50 gr chocolate meio amargo
  • 100 gr chocolate ao leite
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 dose de licor de cacau

Modo de Preparo

Derreta o chocolate, em banho-maria, e dê o choque térmico em uma superfície de pedra. Com uma espátula, mexa de um lado para o outro até o chocolate ficar de morna. Coloque uma camada fina do chocolate na forma de ovo de Páscoa e vire ao contrário. Dê algumas batidinhas para retirar o excesso. Leve ao freezer por aproximadamente cinco minutos.

Retire e passe outra camada fina de chocolate, repita o mesmo processo e leve novamente ao freezer por mais cinco minutos.

Recheio

Derreta os chocolates em banho-maria. Junte o licor e o mel e mexa. Por último, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar.

Retire a forma de ovo do freezer, despeje o recheio e finalize com uma camada de chocolate para cobrir o recheio e leve novamente ao freezer por 10 minutos.

Desenforme em cima de uma superfície seca.

Ovo de Páscoa de colher

Ingredientes

  • 500 g de chocolate hidrogenado
  • 50 g de chocolate ao leite
  • 50 g de chocolate meio amargo
  • 400 g de leite condensado
  • 1 colher de chocolate em pó
  • 1 colher de manteiga

Modo de Preparo

Derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria ou em micro-ondas. Coloque em uma forma para ovo de 500 g. Leve a geladeira até que o fundo da fôrma fique esbranquiçado.

Leve ao fogo os outros chocolates, o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Mexe até  o ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar.

Recheie as cascas dos ovos.

Ovo de Páscoa branco crocante

Ingredientes

  • 500 gramas de chocolate branco derretido
  • 50 gramas de amendoim sem pele ou castanha de caju
  • 75 gramas de açúcar
  • 1 colher (chá) de margarina

Modo de Preparo

Leve ao fogo, em uma panela, o açúcar e a margarina e mexa até formar uma calda caramelada. Retire do fogo, acrescente o amendoim ou a castanha de caju e misture.

Espalhe essa mistura em uma assadeira grande untada com margarina e deixe esfriar e endurencer. Após fria, quebre-as com um martelinho de cozinha. Reserve.

Dereta o chocolate branco, conforme as instruções da embalagem, e despeje uma camada desse chocolate em uma forma para ovo de Páscoa de 500 g. Leve à geladeira por 2 a 3 minutos. Espalhe outras camada de chocolate branco derretido e leve novamente à geladeira por mais 2 minutinhos.

Misture o crocante quebrado ao chocolate restante e despeje na forma, leve novamente à geladeira até secar, cerca de 30 minutos. Desenforme.

“Menina


“Menina